A gestão de marcas, também conhecida como branding, é fundamental para a gestão de negócios. No entanto, muitas vezes é negligenciada, especialmente em empresas pequenas e médias e iniciantes.
A marca pode ser um patrimônio extremamente valioso para uma organização. Em diversos setores encontramos exemplos de produtos que se diferenciam e até se tornam líderes de mercado por terem a marca mais conhecida e valorizada pelos consumidores.
O conceito de marca é comumente associado à identidade visual e logotipo. Mas vai além disso e inclui um conjunto de signos e símbolos que remetem a um produto, serviço ou a uma empresa e contém elementos objetivos e subjetivos.
Dessa forma ela abrange nome, logotipo, slogan, cores, mas também os atributos intangíveis que estão relacionados a esses recursos linguísticos e visuais. Traz elementos como valores, reputação, a história da empresa e seu posicionamento no mercado. A marca também está intimamente ligada à qualidade dos produtos e serviços e à satisfação dos consumidores.
A gestão desses atributos, portanto, não depende só das áreas de marketing e comunicação. Deve estar alinhada estrategicamente com os demais setores como produção e logística exigindo tempo, esforço e consistência.
Uma recomendação importante é a proteção da marca através do seu registro nos órgãos competentes. Isto é fundamental que se evite seu uso não autorizado e para a resolução de conflitos legais. Esta atividade pode ser complexa e, para isso, pode ser necessária a contratação de uma empresa especializada.