Como está a gestão de sua marca?

Como está a gestão de sua marca?

A gestão de marcas, também conhecida como branding, é fundamental para a gestão de negócios. No entanto, muitas vezes é negligenciada, especialmente em empresas pequenas e médias e iniciantes.

A marca pode ser um patrimônio extremamente valioso para uma organização. Em diversos setores encontramos exemplos de produtos que se diferenciam e até se tornam líderes de mercado por terem a marca mais conhecida e valorizada pelos consumidores.

O conceito de marca é comumente associado à identidade visual e logotipo. Mas vai além disso e inclui um conjunto de signos e símbolos que remetem a um produto, serviço ou a uma empresa e contém elementos objetivos e subjetivos.

Dessa forma ela abrange nome, logotipo, slogan, cores, mas também os atributos intangíveis que estão relacionados a  esses recursos linguísticos e visuais. Traz elementos como valores, reputação, a história da empresa e  seu posicionamento no mercado. A marca também está intimamente ligada à qualidade dos produtos e serviços e à satisfação dos consumidores.

A gestão desses atributos, portanto, não depende só das áreas de marketing e comunicação.  Deve estar alinhada estrategicamente com os demais setores como produção e logística exigindo tempo, esforço e consistência.

Uma recomendação importante é a proteção da marca através do seu registro nos órgãos competentes. Isto é fundamental que se evite seu uso não autorizado e para a resolução de conflitos legais.  Esta atividade pode ser complexa e, para isso, pode ser necessária a contratação de uma empresa especializada.

Gostou? Compartilhe!

Índice do Artigo

Conteúdo Relacionado

Regulamentação do DPO pela ANPD: Um Passo Crucial para a Proteção de Dados no Brasil

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) do Brasil deu um importante passo para reforçar a proteção de dados no país ao publicar recentemente a regulamentação sobre o Encarregado de Proteção de Dados (DPO, na sigla em inglês). Esta nova regulamentação detalha as responsabilidades, requisitos e atribuições do DPO, consolidando sua importância na governança de dados das organizações.

Leia Agora »
Ambush Marketing e os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris

Ambush Marketing e os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris

Os Jogos Olímpicos de 2024, que serão novamente realizados em Paris após 100 anos, prometem ser um dos maiores eventos esportivos da década. Com a atenção do mundo inteiro voltada para a Cidade Luz, as marcas têm uma oportunidade única de se conectar com um público global. No entanto, com essa oportunidade vem um desafio significativo: a prática do ambush marketing, ou marketing de emboscada.

Leia Agora »

Por que registrar sua marca?

O registro da marca é uma das mais importantes proteções legais para empresas e indivíduos. É uma garantia de propriedade intelectual, não só para a própria marca, como para produtos e serviços a ela associados.

Leia Agora »
Tecnologia nos processos judiciais

A tecnologia nos processos judiciais

Desde o final do século XX, observamos a pressão exercida por um processo de globalização acelerado sobre instituições públicas e privadas. Esta pressão exige mudanças de comportamentos que nem sempre são fáceis de serem realizadas.

Leia Agora »
Assine a Newsletter

We stand by your
Intellectual Property

Siga no Instagram

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *