Blog ByMii
Secondary meaning regulamentado no Brasil: o que muda na proteção de marcas?
O INPI publicou a Portaria nº 15/2025, que regulamenta, pela primeira vez de forma expressa, os procedimentos para reconhecimento da distintividade adquirida por uso —

Registro de Marcas com Slogans? Agora pode!
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) anunciou que a partir de novembro de 2024 passará a interpretar de forma distinta o inciso VII do art. 124, da Lei da Propriedade Industrial – LPI (Lei 9.279/96), permitindo o registro de marcas com elementos publicitários (slogans).

Novas regras para o processamento de pedidos de patentes no Brasil
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou em 3 de setembro de 2024, duas novas Portarias que introduzem mudanças significativas nos procedimentos para o

Paródia x Direitos Autorais e de Imagem: o embate envolvendo Roberto Carlos e Tiririca
O Tribunal de Justiça de São Paulo recentemente rejeitou o recurso do cantor Roberto Carlos, que tinha por objetivo a proibição da realização de paródias utilizando sua imagem e músicas pelo Deputado Federal Tiririca durante as eleições de 2022.

Regulamentação do DPO pela ANPD: Um Passo Crucial para a Proteção de Dados no Brasil
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) do Brasil deu um importante passo para reforçar a proteção de dados no país ao publicar recentemente a regulamentação sobre o Encarregado de Proteção de Dados (DPO, na sigla em inglês). Esta nova regulamentação detalha as responsabilidades, requisitos e atribuições do DPO, consolidando sua importância na governança de dados das organizações.

Ambush Marketing e os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris
Os Jogos Olímpicos de 2024, que serão novamente realizados em Paris após 100 anos, prometem ser um dos maiores eventos esportivos da década. Com a atenção do mundo inteiro voltada para a Cidade Luz, as marcas têm uma oportunidade única de se conectar com um público global. No entanto, com essa oportunidade vem um desafio significativo: a prática do ambush marketing, ou marketing de emboscada.