Deseja explorar sua marca no exterior? Agora é possível pesquisar marcas simultaneamente em 41 países! E sem sair de casa…

Conforme notícia veiculada no site www.inpi.gov.br em 29.02.2016, o Brasil passou a integrar uma plataforma global de marcas, que apresenta aproximadamente 32 milhões de pedidos e registros de 41 países e quatro organizações internacionais.

Para tornar possível a realização de busca internacional de marcas de forma simultânea, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e o Escritório de Harmonização do Mercado Interno – OAMI (OHIM), organização europeia localizada em Alicante, Espanha.

Uma das principais consequências de tal acordo foi a adesão do INPI ao sistema “TM View”, que pode ser acessado a partir do site www.tmdn.org e permite ao usuário obter informações de marcas depositadas ou registradas no Brasil, países europeus, Estados Unidos, Japão, México etc.

O “TM View” é um sistema que além de apresentar informações gratuitas sobre marcas em diversos países, fica disponível ao usuário 24/7 e é atualizado diariamente pelas respectivas bases de dados que o integram.

Untitleds-1

A disponibilização de ferramenta de pesquisa de marcas por meio do sistema “TM View” sem sombra de dúvidas facilita a vida de quem precisa acessar bases de dados de outros países.

Entretanto, apesar da praticidade trazida pelo “TM View”, a análise dos dados fornecidos pelo sistema e a definição da melhor estratégia a ser seguida em cada país ou região ainda dependem da assessoria de um bom profissional da área de propriedade intelectual.

Trata-se, de qualquer forma, de uma excelente notícia para os empreendedores brasileiros que pensam expandir seus negócios e explorar suas marcas no exterior com mais segurança e velocidade.